Nsk Crew pinta PMEO

  Visitantes e servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) assistiram a uma cena inédita na área interna da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO). Sprays coloridos espalhados pelo gramado, escadas, pincéis, e os presos juntamente com seis grafiteiros, gravando mensagens nas paredes.
  As palavras Justiça, Esperança e Respeito, foram desenhadas pelos artistas, que também são estudantes de design gráfico, com apoio dos detentos que colaboraram na pintura da base.  As enormes caligrafias, ilegíveis aos olhos do público, mas com expressões e cores próprias da arte visual darão um estilo diferente ao espaço prisional. “A ideia do projeto é dar um apoio para quem entra na prisão, e visibilidade ao grafite, já que é uma expressão das ruas”, explicou Itálo Osório, da NSK.
 “Tornar o ambiente mais humano, menos agressivo num primeiro impacto, foram os objetivos do projeto”, enfatiza o diretor do PMEO, Alexandro Trindade. Essa ação cultural, explica ainda, “faz parte do trabalho prisional”.
  A psicóloga do PMEO, Jane de Conti disse que o grifite é uma expressão inclusiva. “ É uma arte urbana, mas que foi trazida para uma instituição fechada, visando a remodelação da visão carcerária”.
  De acordo com Marcos Chaves, do Projeto de Implantação da Individualização da Pena, essa ação foi inédita.”  Além de viabilizar a interação dos presos com pessoas de fora, contribui para atividades de valorização humana".
  O projeto foi uma iniciativa da Vara das Execuções Criminais de Osório, Juizado Especial Criminal, por meio da juíza Conceição Aparecida, e a Susepe. #check



















Leave a Reply